No dia 15 de agosto, foi apresentado o Plano Regional de Desenvolvimento lançado pelo Governo do Estado anteriormente. O plano conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) juntamente da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jovens dos Santos Neves (IJSN).
Para execução do plano é necessário a formação de um Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Rio Doce, formada pelos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama com o objetivo de criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões.
Segundo Paulo Menegueli, o secretário interino de Estado de Desenvolvimento destacou a importância da formação de um conselho dizendo que “a política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes”.
O evento foi em Linhares, no auditório do Centro Integrado Sesi Senai e contou com a participação de Deputados, Prefeitos, Secretários de Estado, Secretários Municipais, Vereadores, Lideranças Regionais, Federações, Sindicatos, Instituições de Ensino e Organizações do Terceiro Setor.
Por isso, a Amear se fez presente através de seu secretário executivo, Lennon Guidolini, que fará parte do conselho em nome da Amear.
O Conselho da microrregião Rio Doce é integrado ainda por Luiz Carlos de Carvalho Cruz (Sejus); Elder Elias Giordano Marim e Luiz Soares Cordeiro (indicados pela Findes); João Calmon Soeiro (indicado pela OCB); Antônio Roberte (representando a Faes); Claudimar Cosme da Silva (pela Femicro); os vereadores Dileuza Marins (Aracruz) e Otávio Maioli (Ibiraçu); Fernando Camiletti (secretário municipal de Agricultura de Sooretama); Luiz Fernando Lorenzoni (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares); o deputado estadual Marcos Garcia; Lennon Guidolini (Amear); Alair Giuriato (Adel); Cimá Guivali (Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade); Paulo Sérgio Barcelos Pimentel e Dolores Cole (Comitê Bacia Hidrográfica Centro-Oeste); Leandro Bitti Santana (Ifes); e Jussara Oliveira (Faceli).